quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sobre palhaços e anjos

Foi-se notando vagarosamente...

Em nossos passos andantes
Pouco a pouco os pés foram se afastando do chão
Em pequenas medidas quase imperceptíveis
Entre um passo e outro, no longo caminhar.
Mas o que era invisíve foi-se intensificando
e incorporando uma sensação de leveza
Essa porção de ar entre os pés e o chão, crescendo, se intensificando
A pressão da gravidade vencida com mais facilidade...
E foi quando percebemos que já não andávamos simplesmente,
Mas saltitávamos, bailávamos
Suavemente
Acometidos pela leveza e doçura que nos rodeavam
Mas também impulsionados
Pelo vigor, energia incansável e calor
Que aqueles seres alados
Desprendiam em sua dança
E foi aquele redemoinho colorido...
Aquele esvoaçar que nos trouxe palhaços e anjos
Nos arrebatando, nos divertindo e nos poetizando
Tanto uns quanto outros,
Que vivam os palhaços e anjos!!!

homenagem carinhosa escrita e lida por Ângela Mourão aos anjos e colaboradores, na despedida do Encontro

Úllllllllllllllllltimo dia... :o(

Começamos com mais um bate-papo, desta vez sobre Modos de Sobreviver, no Ateliê Catin Nardi. Na parte da tarde, Theano, Zé Regino e Cia Losna fizeram intervenções no asilo da cidade. De noite, no Teatro do SESI, Teatro de Anônimo apresentando Intermezzo e o Cabaré Circense com artistas convidados só se divertindo com o público! Fechando o festival, um ma-ra-vi-lho-so show com a banda Angu, Feijão e Couve!

E dá-lhe Mariana!

Diego, Xisto, João, Marcelo, Catin, Thea, Hiei

Começamos a segunda com um bate-papo sobre Modos de Fazer, tendo como mediadores do debate o Teatro Andante, Teatro de Anônimo e o Circovolante. De tarde, saiu pela cidade o Coletivo de Palhaços, conduzido por um bando de narizes vermelhos rumo à Praça da Sé, onde aconteceu o Jogo de Futebol de Perna-de-pau com o Grupo Estandarte. Fechando o dia com chave de ouro, o espetáculo Tolontoco de Paco Pacolmo da Espanha e o show da Banda Cor de Fubá, seguida da apresentação de Juliana Pautilla e Cia Navegantes de Marionetes no Ateliê Catin Nardi. (Olha a cara de alívio do Betinho, por estar só na diversão! Ele chegou na segunda junto com o Galuco, depois da desmontagem do Palhaçadas. Só no sorriso, o menino... hihihiii)

Seguindo pra Mariana... (Domingão)




O circo pegou fogo, galera! Chegamos no domingo e fomos festejando o palhaço e os encontros até a quarta-feira de cinzas. É isso mesmo(!), cinzas em pleno dezembro(!), tamanha folia que rolou na cidade. Os artistas convidados foram recebidos com muito carinho pelo pessoal do Circo Volante, que nos surpreenderam com um enorme e maravilhoso painel de caricaturas manufaturado especialmente para o encontro. Esplêndido! Abrindo a programação do domingo, um cortejo maravilhoso de palhaços, conduzido por Xisto e João, pelo centro histórico da cidade - que contou com a presença de muitos amigos que foram prestigiar o evento. Na sequência, o espetáculo da Cia El Individuo - O Primeiro Corpo Circense de Bombeiros Palhaços, e fechando a noite, um show na Praça com Vinicius Verona a.k.a. DJ Cycle Systen.