sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Apresentação

Este projeto visa a realização do encontro internacional de palhaços, organizado pelo Grupo Teatro Andante. Durante o período de 05 a 13 de dezembro, Belo Horizonte será a capital nacional do riso, reunindo para espetáculos, oficinas e debates, atores e grupos que têm na arte do palhaço seu objeto de pesquisa e realização de espetáculos.
 O objetivo central deste encontro é promover um intercâmbio para divulgar, estudar e debater a arte do palhaço, sua importância histórica, suas relações com outras vertentes da comicidade, do teatro e do circo tradicional e que papel desempenha hoje no panorama artístico brasileiro.
E ainda dialogar com as diversas interfaces do trabalho do palhaço para fins terapêuticos (como no caso dos palhaços de hospitais), sociais (como no caso das diversas ações socio-educativas e formativas com crianças e jovens em comunidades), e de defesa dos direitos e recuperação de populações em situação de risco (como o caso dos palhaços sem fronteiras).
E também:
- Estabelecer uma ponte entre o circo tradicional e o novo circo, passando por diversas maneiras de exercitar a arte do palhaço,
- Resgatar e aguçar a memória circense dos grandes palhaços do Brasil e do mundo.
- Através de um painel cultural sobre o palhaço, procurar evidenciar, valorizar, preservar e resgatar a real importância econômica, social e cultural do palhaço, junto ao público adulto e Infantil.
- Incentivar, valorizar, agrupar, integrar, preservar e evidenciar a continuação da atividade do palhaço.
- Incentivar a participação dos artistas palhaços do interior do estado em apresentações artísticas e oficinas.
- Para sediar este evento escolhemos um dos bairros mais charmosos e queridos de Belo Horizonte: o bairro de Santa Tereza. A Praça Duque de Caxias, o auditório do Colégio Tiradentes, o Centro Cultural de Santa Tereza e o Ideal Clube serão os espaços que abrigarão as atividades do encontro. O Bairro de Santa Tereza hoje é um local que possui uma forte efervescência cultural e ainda guarda características da Belo Horizonte da década de 50. Convergem para suas ruas e praças vários movimentos e atividades culturais